Receitas de sucesso

 

Veja seis ambientes gourmet com tudo no lugar e espaço de sobra para receber em casa com total conforto.


À beira da piscina – Em dias de sol, o ambiente é o mais concorrido da casa. O projeto, assinado pelos arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos, soma 15 m² e foi planejado para um jovem casal. “Forno de pizza não poderia faltar, foi uma solicitação que eles fizeram”, comentam. Uma churrasqueira sempre a postos também foi incluída no cenário, assim como a ampla bancada de granito palha. Para facilitar o dia a dia e garantir segurança, os arquitetos optaram por piso cimentício (Solarium). Nas paredes, o material escolhido foi um mosaico de cerâmica (Antigua).

Cozinhar é uma verdadeira alquimia. Diferentes sabores, formas, texturas e cores compõem pratos de dar água na boca. Uma pitada aqui, outra ali: a regra é harmonizar ingredientes e surpreender. Quem gosta de preparar receitas especiais não abre mão de um espaço completo, um laboratório gastronômico para testar receitas e criar. Dentro de casa, esse local tem nome e sobrenome: ambiente gourmet. Ele não pode faltar em projetos atuais e é sinônimo de diversão para todos – de jovens solteiros à família inteira. Mas, antes de aproveitar a área, é importante planejá-la da maneira correta; pequenos detalhes fazem a diferença no dia a dia. “Uma boa bancada e um projeto que facilite a organização dos utensílios são fundamentais para que todos possam curtir bons momentos”, afirma o arquiteto Ricardo Melo, que atua em parceria com Rodrigo Passos. O material do piso também deve ser escolhido com atenção. “Evite os que escorregam demais”, alerta. Armários devem ser funcionais, assim como a disposição de eletrodomésticos e móveis. “Se o espaço for bem planejado, a diversão será garantida”, ressaltam os profissionais.


Na área de lazer – Uma mistura de elementos rústicos e contemporâneos é a marca registrada desse espaço gourmet de 30 m², elaborado pelos arquitetos Gerson Dutra de Sá e Ana Lúcia Salama. Churrasqueira, geladeira, bancada ampla de granito preto absoluto e cooktop figuram no ambiente. “Também especificamos um sistema de áudio e vídeo para animar os finais de semana”, comenta o arquiteto. Para o piso, a opção foi pedra natural. Já nas paredes, destaque para os tijolinhos aparentes e pastilhas de vidro laranja (colocadas apenas na divisória frontal). O mobiliário (Artefacto) propicia o conforto necessário a familiares e convidados. Os armários foram desenvolvidos com laminado (Bontempo).


Na varanda – O ambiente gourmet de 50 m² foi planejado para um casal com dois filhos pequenos. “Eles solicitaram um local amplo e aconchegante para receber os amigos”, afirma a arquiteta Jóia Bergamo, responsável pelo projeto. O espaço fica na varanda e conta com churrasqueira, ampla mesa de madeira e até um cantinho para leitura – ideal para descansar depois das refeições. O teto foi rebaixado com gesso e recebeu lâmpadas PAR 20 e dicroicas. Para o piso, a arquiteta escolheu porcelanato Travertino Navona (Portobello). A ampla esquadria de alumínio conecta o ambiente à sala de estar. A bancada de granito preto complementa o cenário.


Espaço high tech – O ambiente de 34,5 m² fica integrado à sala de jantar e foi projetado pela arquiteta Christina Hamoui. Cores sóbrias prevalecem no espaço e podem ser vistas no papel de parede cinza (Wallpaper) e na estante em laca preta, mesmo material usado para compor a bancada. “Colocamos um vidro em cima para facilitar a rotina”, observa a profissional. O contraste fica por conta do piso de mármore travertino branco e dos rodapés com 50 cm de altura. Tevês de LCD foram embutidas no armário que acomoda os utensílios.

Fonte: Revista Casa e Construção

Comentar